domingo, 25 de setembro de 2011

A verdade de sobre Superman V.


Superman o filme


Superman, também conhecido como Superman - The Movie (no Brasil, Superman - O Filme/ em Portugal, Super-Homem - O Filme) é um filme americano de 1978, baseado na história do herói da DC Comics, Superman.O filme foi dirigido por Richard Donner e no elenco estão Christopher Reeve como Superman e também Gene Hackman como Lex Luthor, Margot Kidder como Lois Lane,Marlon Brando como Jor-el,Glenn Ford, Phyllis Thaxter, Jackie Cooper, Marc McClure, Valerie Perrine eNed Beatty. O filme aborda a origem de Superman,da infância como Kal-El de Krypton e sua criação em Smallville.Disfarçado como o interprito repórter Clark Kent, ele adota um comportamento humilde e tolo em Metropolis,nas filmagens claramente New York. Além disso, nutre um romance com Lois Lane e enfrenta o vilão, Lex Luthor.

A idéia de se fazer um filme de Superman, surgiu em 1973 pela produtora Ilya Salkind. Vários diretores, como Guy Hamilton e roteiristas (Mario Puzo, David Newman, Leslie Newman e Robert Benton) estavam comprometidos com o projeto, antes do diretor Richard Donner ser contratado para a direção. Donner trouxe junto Tom Mankiewicz, para reescrever o roteiro, pois o original estava fraco e então, Mankiewicz acabou sendo creditado como consultor criativo. Foi decidido o trabalho de Donner para este filme e para a sua sequência.
O trabalho de fotografia começou em Março de 1977 e terminou em Outubro de 1978. Conflitos e tensões surgiram entre Donner e os produtores, acabando em sua demissão, a decisão em não filmar mais Superman II e o término rápido em fazer o primeiro filme. Donner tinha filmado quase 80% do segundo filme, dando a idéia em criar 28 anos depois a sua versão original e alternativa: Superman II - The Richard Donner CutSuperman na sua estréia, recebeu aclamadas críticas e um grande sucesso de bilheteria.


Superman II



Superman II é a sequência de 1980 para o filme.Foi o único da série filmado por dois diretores.Por esta razão,o filme é cercado por controvérsia,já que muitos crêem que Richard Donner filmou 75 % das cenas do filme antes de ser demitido.Muitas das cenas foram filmadas pelo diretor Richard Lester(que tinha sido um produtor do primeiro filme),em 1979,que também recriou varias cenas filmadas por Donner.Foi lançado na Europa e na Austrália,no final de 1980,mas não nos Estados Unidos,até junho de 1981.A estréia de Superman II foi apresentado em Megasound,um alto impacto semelhante ao sistema de som surround Sensurround.Ele se tornou o maior filme editado de todos os tempos,superando os filmes Star Wars.

.

De acordo com declarações do Donner,cerca de 25% do corte de Superman II é dele,incluindo todas as cenas de Gene Hackman. Em 1984,quando Superman II estreou na televisão,24 minutos foram reinseridos no filme (17 minutos na American Broadcasting Company).Grande parte da filmagem extra foi dirigido por Richard Donner.Na versão ABC-TV,uma "patrulha polar" é mostrado prendendo os três Kryptonianos e Lex Luthor no final do filme. Sem este fim,fica insinuado que Superman deixou os Kryptonianos morrerem,apesar de Superman ter um rigoroso código contra a vingança e as suas mortes não são necessárias uma vez que eles perderam os poderes. Por outro lado,a versão teatral termina insinuando que Luthor é abandonado na Fortaleza da Solidão,deixando que o espectador se pergunte como ele chegou à prisão de Superman IV - a pergunta foi respondida na versão prorrogada.O fim da prorrogação também tem Superman,com Lois ao lado dele,destruindo a Fortaleza da Solidão.




Superman III



Superman III é um filme americano de 1983,o terceiro da série.Neste filme, o Homem de Aço,além de enfrentar um gênio da informática que planeja dominar o mundo,acaba sendo exposto a radiação da kryptonita,que o afeta psicologicamente e o torna arrogante e egoísta.
O filme ganhou apenas 59 milhões nos E.U.A,uma bilheteria decepcionante comparado com os 100 milhões ganhos pelos dois filmes anteriores.Apesar de um fraco retorno no território americano assim como as criticas negativas,o filme foi bem sucedido no território estrangeiro e foi a quinta maior bilheteria do ano.Omaior causador do fracasso de superman III deve ter sido o fato de que o filme foi lançado junto com outros concorrentes,como o Retorno de Jedi,007 contra Octopussy,007 nunca mais outra vez e Tubarão 3.
Uma das criticas mais frequente a Superman III foi a inclusão do comediante Richard Pyror ao filme.Pyror tinha fama na década de 80 como um excelente comediante e havia alegado publicamente que adorava Superman II.Por isso,os Salkind decidiram contrata-lo para o próximo filme.
O público também achou que o vilão Ross Webster interpretado por Robert Vaughn era muito parecido com Lex Luthor.Gene Hackman estava irritado com a forma com a qual os Salkinds trataram Richard Donner,e por vingança,se recusou a participar de Superman III.
Após Margot Kidder criticar publicamente os Salkinds pelo seus tratamentos com Donner,os produtores a castigaram fazendo sua personagem aparecer apenas em cinco minutos.
Em seus comentarios para o DVD,Ilya Salkind negou esses boatos.Ele disse que achou que o romance de Lois e Clark já tinha dado o que podia nos dois primeiros filmes(mas poderia ser revisto no futuro)e decidiu dar mais atenção a Lana Lang.Também disse que Gene Hackman não podia participar do filme pois estava com a agenda cheia.
Os fãs da serie colocam uma grande dose de culpa no diretor Richard Lester.Lester havia feito comédias na década de 60.Lester rompeu com a tradição da série ao começar Superman III com uma prolongada colagem de sequencias comicas pelas ruas de Metrópolis,sendo que os créditos são dificeis de ler e embaçam a imagem(os dois filmes anteriores começavam com os créditos tridimensionais voando no espaço).Superman III é visto mais como uma auto-paródia do que uma grande aventura épica dos dois filmes anteriores.
Christopher Reeve declarou uma vez:
"Foi ele que teve a ideia da gag de Richard Pyror caindo do prédio.Eu não acho que a queda dele do prédio com esquis e uma toalha rosa nos ombros foi particularmente engraçada."
O roteiro do filme,escrito por David e Leslie Newman também foi criticado.Quando Richard Donner e Tom Mankiewicz leram o roteiro dos dois primeiros filmes,acharam ele muito cômico e decidiram de que precisava de uma melhorada.Como ambos não estavam ligados com a produção deste terceiro filme,a visão original dos Newman dessa vez não foi alterada na hora das filmagens.
O critico Leonard Maltin disse "uma terrivel sequência,onde tudo que era de Superman virou motivo de gargalhadas e acabou sendo co-estrelado por Richard Pyror".
Apesar dessas duras criticas,Superman III foi elogiado pela atuação de Reeve como uma versão corrompida do Homem de Aço,assim como a espetacular batalha do Superman mau contra Clark Kent no ferro-velho.O critico Donald Barthelme foi um dos poucos que elogiaram o filme,elogiando a atuação de Reeve como "perfeita" e atuação de Vaughn como "delicioso vilão".
Mesmo hoje,Superman III ainda não é bem recebido pela critica.No Rotten Tomattoes,apenas 23% das criticas são positivas,baseado em 40 opiniões.

Superman IV em busca da paz


Superman IV: The Quest for Peace (Superman IV - Em Busca da Paz) é o quarto filme da série,dirigido por Sidney J. Furie e lançado em 1987.

O filme foi um fracasso de público e crítica, em parte pelos fracos efeitos especiais e sonoros.Se o filme tivesse sido bem-filmado,com certeza seria uma grande obra.A história não é em si tão ruim.Mas ao longo do filme aparecem cenas sofríveis,como a de Superman voando com Lacy no espaço,sendo que nesta cena o cabelo da menina voa e ela respira.
Outra criticada é no combate na lua.Superman é derrotado pelo Homem- Nuclear, e ao se levantar,antes de impedir a destruição que o monstro iria causar,ele levanta a bandeira dos EUA,enquanto o mundo é devastado.
Superman IV recebeu duas indicações ao Framboesa de Ouro,nas categorias "Pior Atriz Coadjuvante",para Mariel Hemingway,e "Piores Efeitos Especiais".







Vários boatos sobre o retorno de Christopher Reeve ao papel do Homem de aço vieram em anos decorrentes até seu acidente ocorrido após a queda de um cavalo em 27 de maio de 1995.Um dos boatos mais interessantes é que Reeve apareceria como o homem de aço em Batman o retorno.Uma curiosidade é que Michael Keaton que viveu Batman nos dois filmes de Burton contracenou lado a lado com Reeve no filme de 1994,speechless-apenas bons amigos.



Christopher D'Olier Reeve morreu em Mount Kisco em 10 de outubro de 2004 aos 42 anos.




A novela Superman V


Em 1996 a Warner Bros. decidiu novamente trazer Superman as telas do cinema. O roteirista escolhido foi Kevin Smith que, apesar de ainda não ser muito cultuado entre os cinéfilos, se declarava uma grande fã do personagem.Smith escreveu o roteiro e várias informações sobre o filme começaram a vazar entre os fãs. Segundo essas informações,o roteiro da película seria baseado na história da Morte e Retorno do Super-Homem, publicados no começo da mesma década,o que agradou em cheio os fãs.Para a direção foi escolhido Tim Burton, consagrado pelos primeiros dois filmes do Batman. Para os fãs era a garantia de uma adaptação aceitavel,como fora feito com o Homem Morcego, mas estavam errados.




Superman Lives era para ser o quinto filme do Superman,mas que acabou abortado ainda na pré-produção.O projeto foi iniciado em 1996, tendo a direção de Tim Burton (Batman e Batman: O Retorno),produção de John Peters e roteiro de Kevin Smith (Barrados no Shopping e Procura-se Amy).O filme acabou nunca realizado graças aos desacordos entre Smith,Peters e Burton,e também pela reprovação do público,motivada por grandes modificações que seriam feitas no super-herói.



O Roteiro de Smith

Kevin Smith entregou o roteiro final a Tim Burton em 1997.De acordo com informações dadas pelo roteirista anos depois do fim do projeto,sabe-se que realmente o filme retrataria a morte e renascimento do Superman,mas misturando no contexto os vilões Lex Luthor e Brainiac.


O Fim de Krypton nas mãos de Brainiac
Na trama,o sistema de inteligência artificial Brainiac chegou a Krypton com o aparente propósito de policiar o planeta.Acontece que o vilão estava interessado em recolher toda a cultura e conhecimento do planeta para si, com o objetivo de criar um corpo próprio.O cientista Jor-El e sua esposa Lara descobrem este plano graças ao computador que haviam desenvolvido,o Erradicador,e percebem que isto levara ao fim de Krypton.Acontece que Brainiac vê no computador de ambos uma fonte inesgotável de força, e começa a absorver sua energia também.
Acontece que o cataclisma do planeta Krypton começa antes do que era esperado,o que deixa Brainiac sem o corpo completamente formado e também sem o computador de Jor-El.Já o cientista, para poder salvar a vida do filho,transforma o Erradicador em uma nave espacial,coloca lá seu filho Kal-El e o mandou para a Terra.Quando chega ao planeta azul,o bebê é adotado pelos Kents,cresce e desenvolve poderes superiores ao de qualquer humano. Já adulto,se transforma no maior defensor da Terra:o Super-Homem.


Após o fim de Krypton,Brainiac se vê obrigado a vagar pelo espaço e absorver a energia de pequenas naves para poder manter uma misera forma antopomórfica.Isso até que,um dia,a nave onde Brainiac esta parasitando recebe uma mensagem de Lex Luthor,pedindo ajuda para combater o último filho de Krypton.


A Morte do Superman

Em Metrópolis,o milionário Luthor se empenha em aprovar,junto ao Congresso,o Wertham Act (nome em “homenagem” a Fredric Wertham famigerado psiquiatra que nos anos 50 fez uma campanha contra os quadrinhos nos E.U.A.)projeto para diminuir a atuação de vigilantes uniformizados.Como a governadora Bree era contra o projeto,Lex Luthor manda o Pistoleiro,velho inimigo do Batman, mata-la.Quando o vilão vai matar a governadora,eis que surge então Superman pela primeira vez no filme.

Após o atentado, Brainiac e Luthor finalmente se encontram e traçam um plano para acabar com o herói. O robô espacial então modifica o uso de uma estação espacial da LexCorp, que iria captar energia do Sol para comercializa-la, e faz com que ela comece a bloquear a luz do astro. Sendo assim, Superman se vê obrigado a enfrentar Apocalipse sem sua fonte de energia, e acaba morrendo.
O funeral do Homem de Aço mobiliza toda a cidade. Batman faz uma aparição especial, emitindo da batcaverna uma mensagem de alento a população de Metrópolis. Surgem então, nos céus da cidade, uma imensa frota alienígena, pronta pra invadir a Terra. Lex Luthor diz a população que Brainiac era mestre do falecido Superman e o único capaz de derrotar a armada extraterrestre, que não passava de uma projeção criada pelos dois.


O Retorno
Graças a hábil eloqüência dos vilões, todos são levados a crer que apenas o bloqueio dos raios solares salvará o planeta. Luthor se transforma no único fornecedor de energia do mundo e Brainiac em herói. Já na Fortaleza da Solidão, Erradicador desperta com a morte de Kal-El e também detecta a presença da inteligência artificial na Terra. Programado por Jor-El para defender a vida do filho, o computador transporta o corpo do Superman para lá, lhe devolvendo a vida.
Enquanto isso, Lois Lane e Jimmy Olsen, do Planeta Diário, investigam as operações da LexCorp, dispostos a expor a fraude para todos.


Interferências

O roteiro agradaria em cheio aos fãs,pois tinha vários elementos das histórias em quadrinhos, mas sempre trazendo algo de novo e melhorado.Acontece que John Peters procurou fazer várias alterações,como não querer que o personagem voasse,pois achava que o efeito de vôo era muito ruim nos outros filmes.A saída encontrada por Kevin Smith foi colocar sempre um estrondo e uma mancha azul e vermelha quando o Superman voasse. Smith tentou manter a história a mais próxima possível do original, apesar das interferências de John Peters e Tim Burton, mas Burton resolveu negar o roteiro,alegando que estava muito próximo dos gibis.


Novo roteiro

Peters e Burton começaram então a criar seu próprio roteiro, modificando drasticamente o personagem. O produtor considerava o uniforme azul e vermelho “muito alegre,muito afeminado” e decidiu que este deveria ser todo negro.Tim Burton concordava com essa visão e achava que,além de não voar,deveria ter um “Supermóvel” e poderes elétricos.Foram apresentados vários possíveis novos uniformes,como um com roupa transparente,que deixava os órgãos internos visíveis.Havia até uma armadura alienígena,toda negra.
O novo roteiro mostrava Brainiac como cria de Jor-El,que renegou o computador após o nascimento de Kal-El.O cérebro eletrônico então destruiu Krypton por ressentimento e o pequeno Super foi obrigado a vir a Terra.Anos depois Brainiac chegou aqui e se fundiu a Lex Luthor,criando a amalgama Lexiac.Este e outros roteiros, considerados ridículos pelos leitores dos gibis,foram sucessivamente negados pela Warner.


Atores

Para o papel-título, Peters queria Sean Penn.De acordo com o produtor,Penn era ideal para o papel graças a seus “olhos de assassino e o carisma de um animal enjaulado”. Mais tarde foi escolhido Nicolas Cage,que, para Burton, poderia interpretar o lado “mais sombrio e homicida do Super-Homem".
Para os fãs do herói,o nome de Nicolas Cage para Superman causou muita estranheza,porém o ator foi várias vezes contra Tim Burton,exigindo o uniforme clássico e a volta do poder de voar.
Para o papel do grande amor de Superman,Lois Lane a atriz Winona Ryder era escolhida para fazer o papel, Allison Smith seria a segunda opçao caso Winona Ryder não aceitasse.Já para o papel dos vilões o ator britânico Cary Elwes como Brainiac,Christopher Walken como Lex Luthor os mais e Corey Haim como o Pistoleiro foram os mais cotados.Como Jimmy Olsen,Matt Damon era o preferido para o papel.E houve especulações que o cantor Bob Dylan ia fazer uma participação como Jor-El, também chegou a ser falado o nome do astro Sean Connery,Brian Dennehy,Frank Gorshin e de Peter Boyle provável dono do papel.Para pequena participação de Batman que apareceu em muitos dos projetos,o ator Michael Keaton que já havia feito o personagem anteriormente com Tim, seria iria fazer a pequena participaçao do heroi.Caso não aceitasse iriam procurar um ator mais joven e menos conhecido para o papel.


O fim do projeto

Em 1998 a Warner Bros. tirou Burton do projeto, que voltou a gaveta.De tempos em tempos novos boatos foram surgindo e chegou-se a pré-produzir um filme onde Superman encontraria o Batman,mas nada saiu do papel.
Só em 2004 foi retomado um projeto sobre o filme com o Superman,mas sem ter nada relacionado com a tentativa anterior.




                                                                   Fonte:Wikipédia
                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário